Porquinho da Índia Espirrando (Causas, Sinais e Tratamento)

Um espirro pode ser típico de seres humanos, mas é o mesmo para os nossos porquinhos da Índia? Se o porquinho da Índia está espirrarando, isso pode ser um mau sinal? Eu fui ao meu veterinário com a pergunta ‘por que o meu porquinho da Índia está espirrando?’ E o que ele me ensinou foi significativo para mim.

Vários fatores como poeira e fumo no ambiente, partículas estranhas na passagem nasal e infeção respiratória superior pode ser a causa do porquinho da Índia espirrando. Fique atento a outros sintomas para determinar a causa certa e consulte um veterinário se necessário.

O porquinho da Índia tem um sistema respiratório sensível e uma simples mudança no seu ambiente pode desencadear-lhe uma infeção.

Observe se algo ao seu redor está a causar uma reação alérgica. Caso contrário, esteja atento a novos sinais de doença nos seus porquinhos da Índia.

Ok, entendo que o meu porquinho da Índia está espirrando. Mas o quão prejudicial pode ser o espirro? Esse foi o meu segundo pensamento quando ouvi o meu porquinho da Índia espirrarando pela primeira vez.

É mau sinal se o porquinho da Índia está espirrando?

porquinho da Índia espirrando

Se o espirro for causado por um alérgeno no meio ambiente ou apenas pela poeira do feno, etc., então está tudo bem.

No entanto, espirros causados ​​por doenças respiratórias como infeção respiratória superior podem ser prejudicais para o porquinho da Índia.

A próxima pergunta que me ocorreu foi por que o porquinho da Índia está espirrando  e quais fatores que desencadeiam o mesmo. Vamos ver o que descobri.

Por que o porquinho da Índia está espirrando?

Pode haver uma série de razões que podem desencadear espirros nos porquinhos da Índia. O porquinho da Índia não está espirrando sem motivo. Então, se notar que o seu porquinho está espirrando, deve ser um destes motivos:

  • Uma doença respiratória como infeção respiratória superior.
  • Uma reação alérgica a algo ao seu redor. Ex .: poeira, fumo, cheiros, etc.
  • Feno ou partículas de comida presas na passagem nasal.
  • Bloqueio da passagem nasal por qualquer outro motivo.
  • Líquido de limpeza ou cuidado corporal perfumado usado para limpar a roupa de cama de lã.

Os espirros devido a alérgenos e feno são bastante comuns e não são preocupantes. Um espirro de causas de doenças respiratórias pode ser fatal.

O porquinho da Índia espirra muito?

Não, o porquinho da Índia geralmente não espirra muito. Espirros ocasionais são comuns em porquinhos da Índia devido a alérgenos no ambiente local.

No entanto, se o porquinho da Índia está espirrando muito frequentemente pode ser um sinal de doenças respiratórias, como infeção respiratória superior (URI) ou pneumonia.

Também deve procurar outros sintomas de doenças para determinar a causa e procurar tratamento.

Quantas vezes o porquinho da Índia deve espirrar?

Se o seu porquinho da Índia está espirrando uma ou duas vezes ao dia, isso pode ser ignorado com segurança. No entanto, espirros frequentes acompanhados de outros sintomas podem ser uma infeção respiratória.

Pode evitar os espirros em porquinhos da Índia, seguindo alguns passos simples. Discutiremos isso mais tarde neste artigo.

Devo-me preocupar se o meu porquinho espirra?

Um espirro ocasional no seu porquinho da Índia não deve ser uma preocupação significativa para si.

No entanto, se o seu porquinho da Índia está espirrando com frequência, talvez seja necessário investigar um pouco mais a fundo para descobrir a causa.

Às vezes, partículas de feno ou de comida podem entrar em sua passagem nasal, causando irritação e espirros.

No entanto, outras vezes, pode ser devido a problemas de saúde graves, como uma infeção respiratória.

Pode precisar de examinar outros sintomas para entender por que seu porquinho da Índia está espirrando e como isso pode ser prejudicial.

Porquinho espirra, nariz pingando e olhos lacrimejantes

Se o seu porquinho da Índia estiver espirrando, nariz a pingar e com crostas nos olhos, pode ser um sinal de infeção respiratória superior (URI).

Eu sugiro que procure mais sintomas como recusa em comer ou beber, respiração difícil, descarga dos olhos ou nariz, letargia, etc.

Se notar qualquer um desses sintomas acompanhando o espirro, as chances de URI são muito altas.

Seria aconselhável visitar um veterinário imediatamente. URI pode ser fatal dentro de um ou dois dias e, portanto, pode ser terrível para o bem-estar do seu porquinho da Índia.

Porquinho da Índia espirrando e tossindo

O espirro e a tosse do porquinho da Índia também são um possível sintoma de infeção respiratória superior.

Eles geralmente não apanham um resfriado, então, se os encontrar espirrando e tossindo, é provável que estejam sofrendo de URI.

Às vezes, a pneumonia também é causa de espirros e tosse em porquinhos da Índia.

É aconselhável visitar o veterinário imediatamente se o seu porquinho da Índia começou a tossir. A tosse é geralmente um sinal de doença grave em porquinhos da Índia.

Porquinho da Índia espirra ao comer feno

Espirrar ao comer feno geralmente não é uma preocupação significativa.

Frequentemente, espirram quando o feno está empoeirado e a poeira do feno irrita seu nariz. Isso geralmente acontece se introduzir uma nova marca de feno ou servir feno empoeirado para seus porquinhos da Índia.

No entanto, esteja ciente de que a exposição prolongada a essa poeira pode levar a doenças respiratórias graves.

Porquinho a espirrar, mas sem outros sintomas

Espirros podem ser desencadeados devido a vários fatores. Um alérgeno no ambiente local, poeira, partículas estranhas na passagem nasal como restos de comida, feno ou alguma infeção respiratória grave como URI podem causar espirros.

No entanto, como seu porquinho da Índia não está mostrando nenhum outro sinal, pode ser devido a algum alérgeno na área.

Pode prevenir isso certificando-se de manter um ambiente saudável e limpo, usar roupa de cama de boa qualidade (evite aparas de pinho ou de madeira) e fornecer feno de excelente qualidade para seus porquinhos da Índia.

É recomendável vigiar atentamente o seu porquinho da Índia para quaisquer outros sintomas, pois os porquinhos são bons em esconder doenças.

Eles podem suprimir os sintomas por tempo suficiente e depois quando se nota algo já o estado de saúde é crítico. Além disso, se descobrir que o seu porquinho da Índia espirra repetidamente, visite um veterinário o mais rápido possível.

Às vezes, o aroma de óleo essencial ou velas perfumadas também pode ser a razão pela qual ele espirra.

Porquinho da Índia a espirrar sangue

Espirrar sangue é uma coisa rara em porquinhos da Índia. Se houver um pouco de sangue escorrendo, pode ser devido a uma “picada” de feno em suas narinas.

No entanto, se notar um sangramento intenso no nariz, que não parou mesmo depois de limpá-lo ou começar a sangrar novamente passado algum tempo, deve correr a um veterinário imediatamente.

O sangramento intenso no nariz é um sinal de que algo está indubitavelmente errado com o seu porquinho da Índia. Além disso, certifique-se de que o seu porquinho não inale o sangue, pois pode causar pneumonia e outros problemas de saúde.

Como posso impedir que o meu porquinho da Índia espirre?

Se descobrir que o seu porquinho da Índia espirra ocasionalmente, isso não deve ser uma preocupação. No entanto, espirros frequentes podem ser um mau sinal.

Esteja atento a outros sintomas para descobrir a causa dos espirros. Se seguir algumas boas práticas, poderá evitar os espirros nos porquinhos da Índia.

Fayer uma limpeza profunda e completa toda semana deve evitar o acúmulo de resíduos na gaiola. É comum observar que o acúmulo de resíduos pode aumentar os níveis de amônia no ar ao redor, o que provoca alergia e espirros em porquinhos da Índia.

A localização da gaiola do seu porquinho da Índia também pode ser um problema. Se colocou a gaiola numa área que não tem muita ventilação ou fluxo de ar, ou há fumo de sua cozinha ou lareira chegando, então isso também pode ser um problema para o porquinho.

Certifique-se sempre em colocar a gaiola em uma área bem ventilada, longe do fumo e dos gases da cozinha.

Certifique-se sempre em usar roupa de cama de boa qualidade na gaiola do seu porquinho da Índia.

Fornecer feno de boa qualidade é outro fator essencial a se considerar. A alergia ao pó de feno é comum em porquinhos da Índia, assim como em humanos. O uso prolongado de feno empoeirado pode causar doenças respiratórias. Portanto, eu recomendaria usar feno de boa qualidade como feno de Timothy.

A visita a um veterinário é recomendada se os espirros persistirem por algum tempo ou se observar quaisquer outros sinais de doenças em seu porquinho da Índia.

Artigos recomendados:

Porquinho da Índia Pode Viver Sozinho?

Porquinho da Índia Pode Comer Brócolis?

Porquinho da Índia Pode Comer Couve-flor?

Fontes:

https://www.vetstream.com/treat/exotis/guinea-pigs/diseases/dyspnea

https://journals.physiology.org/doi/pdf/10.1152/ajplegacy.1958.192.2.364

PorquinhoDaIndia.pt

Olá e bem-vindo ao blog! Eu sou apaixonado por animais de estimação e porquinhos da Índia são um deles. O website porquinhodaindia.pt é um recurso definitivo para todos os amantes de porquinhos da Índia que são apaixonados por aprender tudo sobre seus porquinhos para lhes proporcionar uma vida que merecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo Recente