Porquinho da Índia Morde? (Porquê, Como Parar)

O porquinho da Índia é um dos animais de estimação de eleição em todo o mundo. Muitas vezes são recomendados pela sua personalidade calma e dócil. Mas o porquinho da Índia pode-lhe morder. Mas por que o porquinho da Índia morde? E como podemos evitar que não morda? Vamos descobrir!

O porquinho da Índia morde quando é segurado incorretamente ou quando ele não quer ser segurado. Se um porquinho da Índia morde ou mordisca, é sinal de que ele está a sentir-se inseguro ou desconfortável. 

Quando são mantidos em grupos, os porquinhos da Índia, às vezes, podem roer os pelos uns dos outros.

Às vezes, eles até podem  lutar e morderem-se uns aos outros. Tal comportamento ocorre porque cada um gosta de mostrar o seu domínio relativamente ao outro.

Também podem existir certas situações em que eles podem morder os seus donos.

O porquinho da Índia não pode comunicar verbalmente connosco, então às vezes eles mordiscam-nos ou até mesmo mordem-nos para comunicar seus sentimentos.

Pode haver algo que o seu porquinho da Índia não esteja a gostar, ou algo com que ele se sinta ameçado, ou algo que o esteja a incomodar…

Morder é um meio de comunicação para o porquinho da Índia.

Se o porquinho da Índia o morde ocasionalmente, pode haver algo que ele esteja a tentar dizer e devemos tentar entendê-lo.

Mas se ele está a mordê-lhe de forma sistemátiva, então pode ser um problema que devemos procurar resolver em breve.  Agora, para isso, devemos primeiro aprender sobre por que o porquinho da Índia morde ou mordisca.

Por que o meu porquinho da Índia morde?

O porquinho da Índia não morde, a menos que certas situações estejam a impulsionar esse comportamento.

Essas situações podem variar de um porquinho da Índia para outro e devemos entender o motivo para que possamos impedir que nos mordam na próxima vez.

Segurando o porquinho da Índia

O porquinho da Índia gosta de ser carregado pela nossa casa ou em qualquer outro lugar.

O porquinho da Índia quer se sentir confortável ​​e seguro, e ter as patas no ar muitas vezes dá-lhe uma sensação de insegurança, iniciando um comportamento de morder a quem o está a pegar.

O porquinho da Índia morde caso sinta que está a ser maltratado ou segurado de uma maneira que não gosta.

Se ele se sentir inseguro quando o carrega, o porquinho da Índia pode morder para comunicar que não está se sentindo bem com isso.

O porquinho da Índia geralmente mordisca os seus donos nessas circunstâncias, mas se estiverem muito estressados devido ao barulho, medo, etc., eles podem acabar mordendo com força.

Eles querem urinar

porquinho da Índia morde

O porquinho da Índia tem um metabolismo rápido. Mas o que isso significa? O porquinho da Índia geralmente leva cerca de 15 a 30 minutos antes de precisar aliviar a bexiga.

Então, se está a segurar o porquinho da Índia e ele quer fazer xixi, ele vai começar a mordiscar.

Se não responder pelo mesmo, eles podem te morder um pouco forte ou até fazer xixi em cima de si.

Além disso, o porquinho da Índia gosta de fazer xixi sempre no mesmo local.

Por favor, coloque o seu porquinho da Índia de volta na gaiola após certos intervalos para evitar esse comportamento de morder por parte do seu porquinho da Índia.

Querem voltar para a sua gaiola

O porquinho da Índia costuma ficar a maior para de sua vida fechado na gaiola. Ele sente-se mais seguro lá. Às vezes, o seu porquinho da Índia pode-lhe morder ou mordiscar quando está com o dono fora da sua gaiola por muito tempo.

Mesmo na natureza, eles gostam de se esconder e reaparecer após algum intervalo, para que seus predadores não os apanhem. Esse comportamento ainda é visível de alguma forma nos porquinhos da Índia domesticados.

O porquinho da Índia também pode querer voltar para a sua gaiola quando está estressados devido a algum barulho alto, como uma tempestade com raios, alguma música alta, alguém gritando alto ou vários outros motivos.

Eles podem querer voltar para sua gaiola e esconderem-se no seu esconderijo para que se sintam seguros.

O porquinho da Índia também pode morder-lhe se tentar tirá-lo d0 seu esconderijo quando estiver a dormir um soneca.

Você também não gostaria de ser arrastado para fora da cama enquanto dorme. Então, o mesmo se aplica ao porquinho da Índia.

Doenças de pele como ácaros, coceira na pele, etc.

O porquinho da Índia sofre de coceira na pele, ácaros e outras doenças semelhantes, o que o torna muito desconfortável.

Alguns parasitas costumam causar essas doenças e podem causar grande desconforto ao porquinho da Índia.

Tais doenças podem causar além de dor bastante desconforto; assim, eles podem morder-te.

Se vir qualquer sinal no porquinho da Índia como coçando o corpo excessivamente, mordiscar-se a si próprio ou mesmo mordendo-se, pode ser por causa destas doenças.

Sugiro que visite um veterinário o mais rápido possível se encontrar esses sintomas no seu porquinho da Índia.

Pode ler mais sobre ácaros e outras doenças neste artigo da VCA.

Limpeza

O porquinho da Índia pode ficar irritado quando está a tentar dar-lhe banho. Alguns porquinhos da Índia podem-lhe morder porque não gostam de tomar banho e se molhar.

Às vezes, o shampoo que usamos para limpar o porquinho da Índia pode ser muito forte para ele e pode causar irritação na pele, o que pode ser outro motivo para eles morderem-lhe.

Eu também já vi alguns porquinhos da Índia peruanos mordendo seus donos quando eles estavam tentando escovar o pelo.

Porquinhos da Índia peruanos são difíceis de cuidar e não são recomendados para iniciantes.

Acariciando

Nem todos os porquinhos da Índia gostam de ser acariciados. Alguns porquinhos adoram ser acariciados e mimados, enquanto outros não.

Existem alguns porquinhos da Índia que não querem ser acariciados em alguns lugares específicos, como a área do traseiro. Se tentar fazer isso, poderá ser mordido pelo porquinho da Índia.

Às vezes, as pessoas confundem esse comportamento de morder com ácaros, mas essa não é a causa real.

O verdadeiro motivo da mordida foi ser acariciado no lugar errado. Devemos manter isso em mente ao lidar com o porquinho da Índia.

Curiosidade, aprendizagem na juventude

Os porquinhos da Índia jovens frequentemente mordiscam seus donos quando eles estão tentando expressar-lhes algo.

Os porquinhos da Índia jovens ficam curiosos sobre tudo o que vêem e os encontrará mordiscando tudo.

Pode ser o seu dedo quando está tentando alimentá-lo e pode ser sua mão quando o acaricia ou qualquer outra coisa.

Seu comportamento de mordiscar geralmente desaparece quando eles amadurecem. Mas alguns porquinhos da Índia continuarão a morder mesmo depois da maturidade.

Esse comportamento de morder pode ser o resultado de uma alimentação inadequada, alojamento impróprio ou cuidado impróprio.

As mordidas do porquinho da Índia doem?

A mordida do porquinho da Índia pode magoar. Na maioria das vezes, encontrará seu porquinho da Índia apenas mordiscando e lambendo sem romper a pele.

Embora a mordidela possa magoar crianças pequenas, em geral, não magoa muito.

Mas, às vezes, se o porquinho da Índia ficar irritado e estressado devido a eventos específicos, ele pode morder com força e romper a pele; isso pode magoar com certeza.

É recomendável ter muito cuidado ao alimentar seus porquinhos. Os porquinhos da Índia são em geral muito calmos e dóceis, mas às vezes podem ficar estressados e agressivos, o que pode resultar no porquinho da Índia morder com alguma força.

Como parar o porquinho da Índia de morder?

Embora morder não seja o comportamento usual do porquinho da Índia, alguns porquinhos tornam esse hábito regular em algumas circunstâncias. Primeiro, vamos ver o que devemos fazer se eles mordem ocasionalmente.

A primeira coisa que devemos fazer se eles nos mordiscam ou mordem é entender por que o fizeram. Os porquinhos da Índia são animais muito dóceis e não irão morder, a menos que tenham uma razão para fazê-lo.

Agora, a razão para morder talvez seja que eles tenham confundido sua mão com comida enquanto os alimentava. Outro motivo pode ser o não manuseio adequado.

Outra razão pode ser devido ao medo ou estresse devido a algo. Em qualquer uma das circunstâncias referidas, devemos primeiro entender o motivo da mordida e corrigir o problema imediatamente.

Quando o porquinho da Índia morde, leve-o de volta para a gaiola e observe o que fará a seguir. Se o seu porquinho da Índia correr para se esconder ou fazer xixi, recebeu a resposta ao porque é que ele queria voltar para a gaiola.

Caso contrário, pode testar, oferecendo-lhes um pouco de comida e ver se ele está estressado ​​por alguma coisa ou agindo normalmente. Uma vez que tenha descoberto o motivo da mordida, é muito fácil de consertar.

O que fazer se o porquinho da Índia desenvolveu o hábito de morder?

Pode haver algumas situações em que o porquinho da Índia desenvolveu o hábito de morder.

Por exemplo, digamos que o porquinho da Índia tem medo de sua mão e começa a morder seu dedo assim que o chega perto dele.

Essas práticas são comumentemente vistas se pega um porquinho da Índia e tenta começar a manuseá-lo desde o primeiro dia, e eles desenvolvem o medo de sua mão.

Nesses casos, devemos adotar uma abordagem diferente para que o porquinho da Índia não o morda novamente. Devemos desenvolver um bom vínculo com nosso bichinho peludo e ganhar a sua confiança.

Como impedir que o porquinho da Índia morda?

  1. Em primeiro lugar, tente colocar a gaiola num local onde não haja muito barulho e onde a temperatura seja estável. Os porquinhos costumam ficar estressados em situações barulhentas e onde a temperatura é instável.
  2. Em segundo lugar, devemos permitir que o nosso porquinho da Índia se sinta confortável no seu novo ambiente. Depois deixe-o sozinho por alguns dias, faça a manutenção diária e deixe-o aclimatar-se à sua gaiola e ao ambiente.
  3. O terceiro passo seria apresentar-se depois de alguns dias para o porquinho da Índia. Esta etapa é muito crítica. Se for rápido demais, pode não desenvolver um bom vínculo com ele. Nesta etapa, precisa de sentar-se lentamente perto da gaiola dos seus porquinhos e falar com eles muito lentamente. Está tentando conversar com eles, então eles se acostumam com a sua presença e com o seu som.

Agora que estabeleceu um vínculo com o porquinho, deve tentar segurá-lo e mantê-lo preso por curtos intervalos. Isso deve garantir que ele se acostume com a sua mão.

Também pode dar-lhe guloseimas para incentivar o bom comportamento. Recompensar cada resposta excelente e não recompensar as más fará com que ele entenda o que é certo e o que é errado.

Ficará surpreso ao saber o quão rápido eles entendem as coisas. Nunca grite com o porquinho ou tente bater nele. Isso fará com que o medo cresça nele, levando-o a mais mordidas.

Se trabalhar devagar e estabelecer um bom vínculo com ele, poderá ajudá-lo a superar o hábito de morder e ser uma excelente companhia.

As mordidas do porquinho da Índia são perigosas?

Não. Na maioria dos casos a mordida do porquinho da Índia não será perigosa. Na maioria das vezes só encontrará seu porquinho da Índia mordiscando-o. Mesmo que consigam morder com força, pode ser algo como ter um corte minúsculo.

Mas às vezes o porquinho pode morder com ainda mais força e causar dor. Às vezes há outros riscos associados a uma mordida que aprenderemos a seguir.

O que pode acontecer quando o porquinho da Índia o morde?

Mesmo que pequenos mamíferos como porquinhos sejam menos propensos a espalhar muitas doenças, ainda precisa estar ciente de como cuidar adequadamente dos porquinhos e estar atento às doenças que eles podem transmitir.

Observação: não sou um especialista médico que pode dar tratamento ou conselho específico, mas isso é o que aprendi em vários anos por meio de pesquisas e estou compartilhando o mesmo com todos vocês.

Embora na maioria dos casos só se sinta uma picada, às vezes o porquinho da Índia morde com bem mais força e rompe a pele, podendo formar alguma infeção. Devemos procurar os seguintes sintomas:

  • Febre, inflamação em certas áreas.
  • Torcicolo.
  • Perda de apetite.
  • Dor de cabeça e dores musculares.
  • Náuseas e vômitos.
  • Ferida dolorosa e qualquer tipo de infeção de pele.
  • Pele com coceira, vermelhidão, rachaduras na pele, erupção cutânea em forma de anel.
  • Diarreia e dor abdominal.

Aqui estão algumas das doenças mais comuns transmitidas por porquinhos da Índia a humanos.

Salmonelose, Micose, Pasteurelose, Coriomeningite Linfocítica (LCM), Campylobacter, etc.

Se encontrar algum dos sintomas mencionados acima, é melhor visitar um médico imediatamente.

Existem algumas infeções que podem espalhar-se pelo corpo e podem ser fatais para a vida se não forem tratadas a tempo.

Como se trata de uma mordida de porquinho da Índia?

Os porquinhos da Índia são espécies pertencentes a pequenos roedores que foram domesticados nos últimos anos. Mas às vezes, assim como outros roedores, eles carregam doenças como Salmonella, Coriomeningite Linfocítica (LCM), etc.

Às vezes, esses vírus podem transmitir-se para nós através da saliva e da urina dos porquinhos.

Portanto, devemos ter muito cuidado para lidar com porquinhos da Índia. Embora eu ainda não seja médica, posso sugerir a todos o que aprendi com minha experiência. Aqui está o que precisa de fazer.

Se o porquinho da Índia morde levemente:

Se o porquinho apenas mordiscou, então não precisa fazer nada porque na maioria dos casos a mordida não vai romper a pele.

Certifique-se apenas de lavar as mãos com água e sabão após manusear seus porquinhos ou sempre que eles o mordiscarem, pois sua saliva pode conter certas doenças que o podem infetar.

Saiu sangue

Se o porquinho da Índia acaba a morder com força, romper a pele e sair sangue, talvez seja necessário tratar a mordida de maneira diferente.

Se a mordida for como um pequeno corte, pode tratá-la seguindo as etapas abaixo:

  1. O primeiro passo é lavar as mãos com água e sabão.
  2. O segundo passo é usar um pouco de álcool, limpar a ferida e prevenir infeções.
  3. O terceiro passo consiste em usar um pouco de Neosporin para ajudar a recuperar rapidamente.
  4. O quarto passo é colocar uma compressa por um ou dois dias.
  5. Se o sangramento não parar mesmo depois de algumas horas de mordida, é melhor consultar um médico.

Mas pode haver certas situações em que podemos precisar visitar o médico.

Houve alguns casos de infeção relatados depois de um porquinho ter mordido e ter saído sangue.

Se sentir alguma sensação de queimação na pele ou se sentir dor forte ou a área afetada estiver rígida, mesmo depois de algumas horas de curativo na ferida, é melhor visitar o médico.

Perguntas relacionadas

Por que o meu porquinho da Índia morde sua gaiola?

Já pode ter reparado que o seu porquinho da Índia morde a gaiola com frequência. Pode haver muitos motivos para ele fazer isso.

Algumas das razões mais comuns podem ser:

  • A gaiola é muito pequena para ele.
  • Eles podem não ter estimulação e exercícios suficientes.
  • A falta de comida suficiente pode ser outro motivo para que eles mordam suas gaiolas.
  • Os porquinhos da Índia podem ser solitários se não forem mantidos em pares ou em grupo. Em alguns casos, alguns tendem a ficar agressivos e podem começar a morder a gaiola e os donos .
  • Às vezes, o porquinho da Índia pode ficar muito animado com alguma coisa; isso também pode fazer com que ele morda a gaiola ou até mesmo mordisque suas mãos se elas estiverem em seu domínio.

Pode-se pegar raiva com uma mordida de um porquinho da Índia?

Não. No geral, quando o porquinho da Índia morde aos seres humanos não costuma transmitir a raiva aos seres humanos. Fonte: Centros para controle e prevenção de doenças (CDC)

De acordo com os dados do CDC, criaturas pequenas como esquilos, roedores, camundongos, hamsters, porquinhos da Índia, gerbos, esquilos e coelhos nunca foram transmissores de raiva.

Qualquer mordida causada por esses animais não apresenta risco de infeção por raiva a menos que haja uma disseminação do vírus na área.

Conclusão

O porquinho da Índia morde? Sim, o porquinho da Índia morde mas na maioria dos casos apenas morde quando o estamos a estressar, segurar de maneira incorreta, etc.  As mordidas, na maioria dos casos, são leves e não deitam sangue.

PorquinhoDaIndia.pt

Olá e bem-vindo ao blog! Eu sou apaixonado por animais de estimação e porquinhos da Índia são um deles. O website porquinhodaindia.pt é um recurso definitivo para todos os amantes de porquinhos da Índia que são apaixonados por aprender tudo sobre seus porquinhos para lhes proporcionar uma vida que merecem.

2 pensamentos em “Porquinho da Índia Morde? (Porquê, Como Parar)

  1. a minha só mordisca as vezes, tipo hj quando o gato tava na minha barriga e ela no meu peito, aí q
    eu tava acariciando o gato então ela veio até minha mão e mordiscou até eu tira a mão do gato kaksksksksks comecei a fazer carinho nela e ela ficou de boa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo Recente