A fruta pitaya, pitaia, que também é conhecido como fruto do dragão, tem inúmeros benefícios para os seres humanos, pois ajuda a lutar contra doenças crónicas, estimula o sistema imunológico, ajuda a combater diabetes tipo 2, e protege contra várias doenças. Mas e quanto ao porquinho da Índia? O porquinho da Índia pode comer pitaya?
Sim, o porquinho da Índia pode comer pitaya ou pitaia como um deleite. Dá muitos benefícios nutricionais para o porquinho da Índia, uma vez que fornece uma boa quantidade de antioxidantes que são essenciais para o porquinho da Índia. Não deve servir pitaya mais de 1-2 vezes por semana, uma vez que contém uma boa quantidade de açúcar e sódio.
Agora que sabe que o porquinho da Índia pode come pitaya, deve estar a perguntar se também tem benefícios ou riscos para os porquinhos da Índia.
Nutrição na pitaya
Nutrientes | Quantidade (por 100g) |
Vitamina C (mg) | 6.4 |
Sódium (mg) | 39 |
Ferro (mg) | 0.55 |
Cálcio (mg) | 107 |
Fósforo (mg) | 22.5 |
Açúcar (g) | 82.14 |
Fibra (g) | 1.8 |
Fonte: Base de Dados de nutrientes da USDA
- Vitamina C: A vitamina C é também conhecida como ácido ascórbico, que desempenha um papel massivo em muitas funções do corpo, incluindo a formação de colagénio, e a manutenção de ossos e dentes. É encontrada em frutas e vegetais e especialmente em citrinos.
- De acordo com estudos a vitamina C pode aumentar o seu nível de antioxidantes sanguíneos em 30%.
- Além disso, a vitamina C também tem muitos outros benefícios, como ajuda a reduzir o risco de doenças crónicas, reduzir o risco de doença cardíaca, e aumentar o sistema imunológico.
- Magnésio: A pitaya ou pitaia contém uma boa quantidade de magnésio, o que proporciona vários benefícios para o corpo do porquinho da Índia, pois ajuda a lutar contra a depressão.
- Ajuda a regular a pressão arterial, proteger o nosso corpo da diabetes tipo 2, e ajuda nos sintomas das enxaquecas e também protege o nosso corpo de várias outras doenças.
- Fibra dietética: A pitaya também contém uma quantidade decente de fibra, o que dá muitos benefícios para o nosso corpo.
- Ajuda a regular os níveis de colesterol; também protege o nosso corpo do cancro do intestino e proporciona alívio contra a constipação.
- Cálcio: A pitaya também contém uma boa quantidade de cálcio. Podemos dizer que o cálcio funciona como combustível para o bom funcionamento do nosso corpo. O cálcio é um mineral que é muito importante para a vida. Cerca de 99% do mineral no nosso corpo está nos ossos e nos dentes, o que reflecte muito o seu papel no nosso corpo.
Os porquinhos da Índia podem comer pitaya ou pitaia?
Sim, os porquinhos da Índia podem comer pitaya ou pitaia, uma vez que é uma fonte vibrante de vitaminas e antioxidantes e também proporciona inúmeros benefícios para os nossos porquinhos da Índia.
Aqui estão alguns possíveis benefícios de alimentar frutas de dragão para seus porquinhos da Índia:
- Rica em vitamina C: A vitamina C é mais vitamina mais importante para os porquinhos da Índia, pois ajuda a prevenir escorbuto e doenças. Os porquinhos da Índia não podem produzir a vitamina C sozinhos. Servir pitaya pode complementar a necessidade de vitamina C nos porquinhos da Índia.
- De acordo com os estudos, um porquinho da Índia adulto deve ingerir 25 mg de vitamina C por dia e uma porquinho da Índia grávida deve ingerir 30-40 mg de vitamina C por dia.
- Antioxidantes: A pitaya contém uma boa quantidade de antioxidantes que protegem os nossos porquinhos da Índia de várias doenças térmicas, protegem as células do corpo contra radicais livres, e também impedem muitos outros tipos de condições de saúde.
- Hidratação: A pitaya ou pitaia tem um alto teor de água, o que dá vários benefícios para os porquinhos da Índia, pois ajuda a permanecer o porquinho hidratado e proteger contra várias outras doenças. A água é uma exigência essencial dos porquinhos, pois ajuda-as a manterem-se saudáveis e activos.
- De acordo com estudos, os porquinhos da Índia necessitam de 80 a 100 ml de água por dia. A pitaya ou pitaia pode complementar a exigência de água do porquinho da Índia.
Pitaya ou pitaia faz mal ao porquinho da Índia?
Como já sabemos o porquinho da Índia pode comer pitaya ou pitaria e é bom para eles, pois proporciona muitos benefícios nutricionais. Mas como é um fruto que contém açúcar e sódio, não pode ser servido diariamente.
Servir em quantidade excessiva pode ser uma péssima ideia. Vamos discutir alguns riscos de servir pitaya em grandes quantidades ao porquinho da Índia:
- Diabetes: Pitaya também contém uma boa quantidade de frutose (açúcar) que, se ingerida em quantidades excessivas, pode prejudicar os porquinhos da Índia. Os porquinhos da Índia têm um sistema digestivo sensível e frágil que não consegue lidar bem com o açúcar. Ingerir alta frutose pode até levar à diabetes e outros problemas graves de saúde.
- Obesidade: A obesidade é um problema comum nos porquinhos da Índia que pode acontecer alimentando-as com demasiadas calorias. O açúcar é um dos principais culpados por problemas de obesidade. Os porquinhos da Índia devem ser servidos com uma dieta baixa em açúcar.
- Problemas urinários: Pitaya ou pitaria também contém uma quantidade decente de cálcio, o que, se tomado em quantidade excessiva, pode resultar em muitas complicações urinárias para os nossos porquinhos da Índia, como pedras urinárias, dor ou infecções no trato urinário. Com o porquinho da Índia crescendo, a exigência de cálcio diminui. O cálcio é necessário inicialmente para a formação dos ossos.
Servir uma quantidade excessiva de pitaya também pode levar a problemas intestinais.
Com que frequência o porquinho da Índia pode comer pitaya?
O porquinho da Índia pode comer pitaya 1-2 vezes por semana como fosse um doce em uma quantidade moderada pois a moderação é chave para uma vida saudável.
Além disso, certifique-se de não dar pitaya em dias seguidos.
Por exemplo, se servir pitaya na quarta-feira, então a próxima vez deve ser não antes de sábado.
Seria ideal se mantivesse uma lacuna semelhante a esta e fizesse o seu próprio horário de alimentação.
A fruta pitaya não deve ser incluída na sua dieta regular, uma vez que contém uma boa quantidade de açúcar. A sua dieta regular deve consistir principalmente em feno fresco e vegetais.
Recomenda-se servir pitaya apenas como uma guloseima e segui-la com vegetais como tomate, pimento, pepino, curgete, cenoura, etc. para criar uma dieta saudável e equilibrada.
Qual a quantidade de pitaya que o porquinho da Índia pode comer?
Podes servir uma pequena fatia de pitaya aos porquinhos da Índia. Não exceda a quantidade sugerida enquanto serve.
Como contém uma quantidade decente de frutose, não pode ser servido diariamente. Demasiado açúcar pode levar a diarreia e obesidade em porquinhos da Índia.
Lembre-se sempre que frutas como com pitaya não fazem parte da dieta principal do porquinho da Índia.
A parte principal da dieta do porquinho da Índia é feno e vegetais.
Porquinho da Índia pode comer pele ou casca de pitaya?
O porquinho da Índia não pode comer a pele ou casca de pitaya porque é muito difícil e não pode ser mastigada pelo porquinho da Índia.
A pele e casca também pode conter produtos químicos nocivos que são prejudicais para a saúde do porquinho da Índia.
Porquinho da Índia pode comer sementes de pitaya?
Sim, o porquinho da Índia pode comer sementes de pitaya porque são pequenas e macias.
Elas também contém uma quantidade decente de proteínas, que proporciona inúmeros benefícios para os porquinhos.
O porquinho da Índia pode comer folhas de pitaya?
Não, o porquinho da Índia não pode comer folhas de pitaya.
Como não há provas concretas, se é seguro ou não para eles, é melhor ficar do lado seguro e evitar alimentá-las para os porquinhos da Índia.
Como preparar pitaya para os porquinhos da Índia?
Preparar pitaya para os porquinhos da Índia é simples. Aqui estão alguns passos simples que deve seguir para preparar pitaya ou pitaria para o porquinho da Índia:
- O primeiro passo é escolher uma pitaya madura. Pode identificar pitayas maduras e não maduras pela cor exterior da pele ou casca. Pitaya madura é vermelha ou amarelo, enquanto pitaya não madura é verde em cor.
- Depois de selecionar a fruta correta, o segundo passo é lavá-la corretamente para garantir que não há sujidade na superfície.
- O terceiro passo é cortar a pitaya e tirar o fruto pois o porquinho da Índia não pode comer a casca ou pele, pois é muito duro.
- Agora pode alimentar a fruta do dragão à mão ou colocar nos vegetais.
- Finalmente, precisa de remover quaisquer frutas ou vegetais não consumidos da gaiola para evitar bactérias ou insectos.
Conclusão: Porquinhos e Pitaya
- Pitaya é uma fruta muito deliciosa que se originou na América Central, América do Sul e Ásia. Tem inúmeros benefícios para os seres humanos, bem como para os porquinhos da Índia, pois ajuda a lutar com doenças crónicas, ajuda a impulsionar o sistema imunológico, e também protege contra várias doenças.
- O porquinho da Índia pode comer pitaya 1-2 vezes por semana em uma quantidade moderada e não mais do que isso, uma vez que contém uma boa quantidade de frutose e cálcio.
- O excesso de alimentação de pitaya pode levar a problemas de saúde significativos como diabetes, cãibras no estômago, e muitas outras doenças de saúde.
- O porquinho da Índia não pode comer a pele ou casca da pitaya.
- Pitaya ou pitaia não pode ser servida diariamente. Só pode ser servido como fosse uma guloseima. A sua dieta regular deve consistir em feno fresco e vegetais.