Porquinho da Índia Pode Tomar Banho? (Com Que Frequência, Como)

Manter os nossos animais de estimação limpos e saudáveis ​​é nossa maior prioridade. Muitas vezes as pessoas pensam que dar banho em nossos animais de estimação é essencial para mantê-los limpos. Mas quão verdadeiro isso é? Porquinho da Índia pode tomar banho?

Sim o porquinho da Índia pode tomar banho mas o porquinho não precisa de tomar banhos rotineiros, pois se limpa naturalmente. Além disso, banhá-lo retira o óleo natural de seu corpo, que ele precisa para manter o pelo e a pele saudáveis. No entanto, se o pelo do seu porquinho da Índia ficar manchado e fedorento, talvez seja necessário dar-lhe um pequeno banho.

Na maioria dos casos,  o porquinho da Índia pode ficar sem tomar banho por alguns meses.

No entanto, também depende de uma variedade de fatores, como a qualidade da manutenção da gaiola, se tem um m porquinho da Índia de pelo curto ou comprido e que tipo de material de cama usa. Vamos aprender mais sobre isso em detalhes.

Com que frequência o porquinho da Índia pode tomar banho?

porquinho da Índia pode tomar banho

Já sabemos a resposta a pergunta “porquinho da Índia pode tomar banho” mas e quanto a frequência que podem tomar banho? O porquinho da Índia não precisa tomar banho frequentemente até e a menos que esteja sujo ou quando seu veterinário tenha recomendado por quaisquer razões médicas.

Geralmente, tomar um banho uma vez a cada dois meses ou três meses seria mais do que suficiente. Se tiver um porquinho da Índia de pelo comprido, pode ser necessário banhá-los com mais frequência, pois a sujidade e as cepas de urina ficam presas em seus pelos longos.

Eu geralmente dou um banho aos meus porquinhos da Índia a cada mês e meio para mantê-los limpos.

Se quiser dar banho ao seu porquinho da Índia só porque ele esta a cheirar um pouco mal, pense novamente. O cheiro pode ser devido a outros motivos. Saiba mais sobre por que o porquinho da Índia está cheirando mal em nosso artigo detalhado.

Quando dar banho ao seu porquinho da Índia?

Se o seu porquinho da Índia está sofrendo de doenças de pele, ácaros, etc., seu veterinário pode recomendar banhá-lo mais frequentemente com um shampoo medicamentoso.

Do contrário, siga o princípio de que um banho duas a três vezes por mês é mais que suficiente.

Nunca faça do banho uma rotina semanalmente. Os porquinhos da Índia podem ficar estressados e doentes se tomar banho com muita frequência.

Além disso, evite lavá-los se estiverem doentes até que seu veterinário lhe diga para fazê-lo. Dar banho num porquinho da Índia doente pode causar outros problemas de saúde, como um resfriado , constipação ou, pior ainda, uma infeção respiratória.

Portanto, certifique-se de fazer o que for preciso, e mesmo que precise dar banho, esteja preparado com tudo o que é necessário e aprenda a dar-lhes um antes de prosseguir.

Ele pode tomar banho em água fria?

Não, o porquinho da Índia não pode tomar banho em água fria, pois ela pode baixar a temperatura corporal instantaneamente.

No entanto, ele também não gosta de um banho de vapor quente, pois pode secar e irritar a pele. Precisa preparar água morna para que o porquinho da Índia não fique muito frios, ou sua pele fique áspera e irritada.

Algumas pessoas pensam que só porque está calor lá fora, um banho frio será refrescante para o seu porquinho da Índia. Mas isso está longe da realidade.

O porquinho da Índia não consegue regular sua temperatura corporal com a mesma eficiência de outros animais.

Portanto, tomar um banho frio no verão é uma má ideia para o seu porquinho da Índia. Sempre verifique se a temperatura da água é confortável e não está nem muito fria nem muito quente.

O que precisa para poder dar de banho ao porquinho

Já sabemos que o porquinho da Índia pode tomar banho mas primeiro precisamos de algumas coisas para poder dar de banho com segurança. Dar banho a um porquinho da Índia é relativamente simples, e não precisa de uma tonelada de coisas para isso. No entanto, seria melhor se tivesse feito alguns preparativos essenciais para começar. Alguns suprimentos de que precisa são:

  • Água morna
  • Um recipiente de plástico
  • Shampoo seguro para os porquinhos da Índia (shampoo para porquinho da Índia ou para animais pequenos)
  • Um conjunto de toalhas
  • Um secador de cabelo

Então, agora que sabe tudo de que precisa, pode colocar tudo em um lugar para começar.

Eu pessoalmente uso um recipiente de plástico que coloco para que os meus porquinhos da Índia tenham uma superfície dura para ficarem de pé confortavelmente.

Outra coisa importante é conseguir um shampoo seguro para porquinho da Índia. Muitas pessoas se safam com tudo o que têm, mas é recomendável comprar um específico para porquinho da Índia ou se não encontrar, um para animais roedores ou de porte muito pequeno serve, pois é macio para a pele e não retira todo o óleo natural.

Também vai precisar de um conjunto de toalhas para secar os seus porquinhos da Índia, pois eles podem apanhar um resfriado ou constipação rapidamente. Portanto, nunca os deixe molhados após o banho.

Um secador de cabelo adequado para animais de estimação é apenas a segurança extra para secar completamente os porquinhos da Índia mas nunca ponha o secador muito perto deles ou com o calor no máximo. Depois de ter tudo no lugar, pode ir em frente e dar banho a eles.

Como dar banho ao porquinho da Índia?

Depois de ter tudo configurado e pronto, pode ir em frente e dar banho ao porquinho da Índia. Dar banho ao porquinho da Índia é relativamente simples; apenas precisa manter algumas coisas em mente enquanto dá banho a eles. Vamos ver como fazer isso da maneira certa.

  • Coloque um recipiente largo o suficiente para o seu porquinho da Índia caber.
  • Verifique a temperatura da água; quando estiver morno, pode encher o recipiente com até 5 cm de água.
  • Agora, muito delicadamente, coloque seu porquinho da Índia na água e certifique-se de que sua cabeça permaneça acima da água. Nunca deixar a água subir acima de suas cabeças, pois pode ser fatal para sua saúde.
  • Molhe o corpo do porquinho da Índia e aplique um pouco de shampoo em seu corpo. Ensaboe o corpo e limpe a glândula de gordura e a área do rabo adequadamente.
  • Agora lave com água limpa de forma adequada, se necessário, reaplique um pouco de shampoo na área do rabo ou onde for necessário e lave novamente.
  • Certifique-se de depois retirar todo o shampoo corretamente. Além disso, mantenha o shampoo longe de seus olhos e nariz.
  • Depois de lavá-los corretamente, embrulhe-os em uma toalha por alguns minutos e retire o excesso de água do pelo.
  • Quando estiverem um pouco secos, coloque a toalha sobre uma superfície plana, segure o porquinho da Índia acima da toalha e ligue o secador não no máximo e não muito perto.
  • Certifique-se de que o secador não esteja muito quente, pois isso pode queimar a pele. Depois de secá-los adequadamente, pode movê-los de volta para a gaiola e oferecer uma guloseima para animar seu humor.
  • Sempre certifique-se de manter suas cabeças acima da água, evite que o shampoo entre em seus olhos e nariz.
  • Além disso, evite banhá-los por muito tempo e seque-os rapidamente quando terminar. Também tento tocar uma música relaxante para acalmar minhas os meus porquinhos da Índia durante o banho.

Meu porquinho da Índia está tremendo depois do banho

Às vezes, um banho pode deixar seus porquinhos da Índia tremendo de frio. Seria sensato movê-los para uma área quente, longe de correntes de ar, para que não contraiam doenças graves ou outras.

Nunca os leve à luz solar direta, pois pode ser prejudicial à saúde.

Conclusão

O porquinho da Índia pode tomar banho? Sim, o porquinho pode tomar banho mas não como rotina, o máximo uma vez por mês e certifique-se de nunca lavar com agua muito quente nem muito fria e se possível usar sempre um shampoo próprio para porquinho da Índia.

Perguntas relacionadas:

Posso usar o shampoo do meu cachorro  para dar banho ao porquinho da Índia?

Sim, pode usar qualquer shampoo adequado para animais de estimação, incluindo shampoo de cachorro para dar banho ao seu porquinho da Índia.

No entanto, certifique-se de que o shampoo não contenha nenhum perfume ou fragrância artificial que possa causar problemas respiratórios em seus porquinhos da Índia.

Se possível, compre um shampoo de porquinho da Índia apenas porque é suave e não tira todo o óleo natural de seu corpo.

Porquinho da Índia pode morrer por causa de um banho?

Sim, se não tomar cuidado, então o porquinho da Índia pode morrer por causa do banho. Pode haver duas razões importantes que podem levar a esses acidentes.

O nível da água estava acima de sua cabeça e, portanto, entrava nos pulmões pelo nariz e pelos ouvidos, causando graves problemas de saúde, como pneumonia.

O porquinho da Índia adoeceu antes do banho e o banho fez com que os sintomas se intensificassem e a doença piorasse.

Portanto, é melhor evitar o banho até o possível se ele está doente, e mesmo quando for preciso dar a eles, certifique-se de fazê-lo da maneira certa.

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1363013/

PorquinhoDaIndia.pt

Olá e bem-vindo ao blog! Eu sou apaixonado por animais de estimação e porquinhos da Índia são um deles. O website porquinhodaindia.pt é um recurso definitivo para todos os amantes de porquinhos da Índia que são apaixonados por aprender tudo sobre seus porquinhos para lhes proporcionar uma vida que merecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo Recente