Respondendo a pergunta, “porquinho da Índia pode transmitir doenças?”, eles não espalham doenças com a mesma frequência que outros animais de estimação, como ratos e camundongos, mas infelizmente existem algumas doenças que o porquinho da Índia pode transmitir aos seus companheiros humanos. A maioria dessas doenças não é séria em adultos saudáveis e o risco de contraí-las é baixo, mas um pouco de prevenção pode minimizar o risco.
Vírus da Coriomeningite Linfocítica
Frequentemente chamado de LCMV, o vírus da coriomeningite linfocítica geralmente é transmitido aos humanos por roedores selvagens como camundongos e ratos, mas às vezes pode vir de porquinhos da Índia de estimação. De acordo com os Centros de Controle de Doenças, é raro uma pessoa contrair LCMV de um animal de estimação. Nos casos em que isso acontece, o porquinho da Índia ou outro pequeno animal de estimação geralmente foi exposto a um roedor selvagem infetado. Algumas pessoas não apresentam sintomas de LCMV, enquanto outras apresentam sinais semelhantes aos da gripe, como febre, dores musculares, vômitos, torcicolo e perda de apetite.
Leptospirose
Como o LCMV, a leptospirose é normalmente transmitida a humanos por roedores não domesticados, especialmente ratos. Os porquinhos da Índia podem transportar e espalhar a bactéria, no entanto, especialmente se forem mantidas em condições de contato com ratos infetados. A maioria dos adultos e crianças saudáveis apresenta apenas sintomas leves e se recupera rapidamente da leptospirose. Calafrios, dor de cabeça e dores musculares são os sintomas mais comuns. Algumas pessoas podem ficar gravemente doentes e até morrer de leptospirose se a bactéria infectar seus órgãos. Os casos graves são geralmente encontrados em crianças pequenas e idosos.
Salmonela
Roedores e répteis são conhecidos por espalhar salmonela em humanos. Os porquinhos da Índia podem transmitir a bactéria às pessoas por meio de suas fezes. A Salmonela geralmente não é grave, mas pode causar diarreia, cólicas estomacais e febre. Os porquinhos da Índia podem ser portadores de salmonela, embora pareçam estar perfeitamente saudáveis.
Prevenção
Manter a si mesmo, os seus porquinhos da Índia e seu recinto limpos é a melhor coisa que pode fazer para se manter saudável. Lave as mãos após dar festinhas seu amigo peludo e não deixe que ele entre em contato com seus lábios ou boca. Limpe a gaiola com frequência e lave bem as mãos e os braços quando terminar. Se tiver cortes ou arranhões nas mãos ou nos braços, use luvas de borracha ou peça a outra pessoa para fazer a limpeza. Além disso, mantenha o porquinho da Índia longe de qualquer lugar onde comida humana seja preparada.
Boa tarde!
Tenho muitos porquinhos e crio eles num viveiro enorme junto com pássaros, gostaria de saber se as aves transmitem alguma doença para eles ou se eles transmitem alguma para as aves?
Sim, as aves podem transmitir doenças aos porquinhos da Índia e muito raramente os porquinhos as aves!