Porquinho da Índia Texel (Cuidados, Dieta)

O porquinho da Índia texel é a raça de porquinhos da Índia com um pelo longo, que tem sido muito popular nos últimos anos. Eles têm pelo um pouco mais longo do que a raça Silkie/sheltie, mas os pelos são encaracolados, ao contrário da raça Silkie. O pelo é um pouco áspero, como o porquinho da Índia rex.

Descoberto pelo cruzamento de vários porquinhos da Índia, o porquinho da Índia texel têm um pelo único, comprido e encaracolado. Seus pelos longos e encaracolados parecem fantásticos, mas possuem um desafio para os proprietários enquanto os aliciam, de modo que eles não são a melhor raça recomendada para iniciantes.

O porquinho da Índia texel tem uma aparência única e personalidade, que pode fazer qualquer dono de porquinhos da Índia se apaixonar por eles. Mas eles vêm com alguns desafios também.

Origem do porquinho da Índia texel

porquinho da Índia texel

Os porquinhos da Índia texel originaram-se no início dos anos 80 na Inglaterra. O primeiro deste tipo foi introduzido por um porquinho da Índia silkie de cabelo comprido com um porquinho da Índia rex revestido de caracóis.

Ele passou por muitos cruzamentos e mutações desde então; assim, o que vemos hoje é uma raça única que tem uma aparência e características únicas.

Nos próximos anos de origem, esta r aça tornou-se muito popular em todos os Estados Unidos e no resto do mundo.

A crescente popularidade logo os tornou tão famosos em casas e competições de show que a “American Cavy Breeders Association” teve que incluí-los na lista de novas raças oficialmente. Eles foram formalmente incluídos na lista no final da década de 1990.

Desde então, tem havido vários cruzamentos, e podemos ver uma ampla gama de cor, textura e pelagem entre os porquinhos da Índia texel.

Aspecto físico do porquinho da Índia texel

O porquinho da Índia texel é uma das raças únicas que vai encontrar, entre todas as outras. A singularidade vem do longo pelo encaracolado que eles possuem, de uma mistura de pelo encaracolado rex com um longo abrigo de pelo.

Sua pelagem única espessa, encaracolada e comprida representa um desafio para os criadores de porquinhos da Índia, pois eles são bastante desafiadores para criar entre todas as outras raças.

A maioria das variedades texel têm pelo facial mais curto e quase nenhum pelo em torno de suas orelhas e sob suas mandíbulas.

Tamanho

Os porquinhos da Índia texel também têm um tamanho corporal distinto. Eles têm um corpo mais curto em comparação com a maioria das outras raças, mas quanto tempo demorar para crescer?

Na maioria dos casos, o porquinho da Índia texel vai crescer até 20-25cm na maturidade. Vejamos a sua taxa de crescimento:

IdadeAo nascimento8 semanas16 semanasMaturidade
Taxa de crescimento5-8cm12-15cm18-20cm20-25cm

Como pode ver, o porquinho da Índia texel tem cerca de 5 a 8 cm no momento do nascimento.

Embora o tamanho pode variar dependendo do tamanho da ninhada, no entanto, assim como outras raças de porquinhos da Índia, eles crescem em um ritmo muito maior e podem chegar a 12 a 15 cm em quase oito semanas.

Após este ponto, a taxa de crescimento diminui ligeiramente, e eles atingem um tamanho de 18 a 20 cm após 16 semanas.

Com o passar mais do tempo podem crescer até 14 meses de idade, mas a uma velocidade prolongada, e no momento em que atingem a marca de maturidade, eles tendem a atingir 20 a 25cm de comprimento.

No entanto, o tamanho pode variar dependendo da mistura que você começa e do sexo que você possui.

É tipicamente visto que os porquinhos da Índia machos são um pouco mais longos do que as fêmeas.

Peso do porquinho da Índia texel

PesoRecém-nascido8 semanasMaturidade
Macho70-100 gramas400-450 gramas800-1200 gramas
Fêmea60-90 gramas380-430 gramas800-1000 gramas

Um porquinho da Índia texel recém-nascido pode pesar entre 60 a 100 gramas. O peso do porquinho aumenta a um ritmo bastante elevado nas primeiras oito semanas.

Eles podem chegar entre 400-450 gramas para um porquinho da Índia texel macho e 380 a 430 gramas para uma fêmea até o final das primeiras oito semanas.

Após oito semanas, a taxa de crescimento diminui um pouco, no entanto, continuam a crescer até atingir a sua marca de maturidade.

Neste ponto, eles podem pesar entre 800 1200 gramas para macho e 800 a 1000 gramas para uma fêmea.

Possíveis cores

Os porquinhos da Índia texel estão disponíveis em uma variedade de cores. Existem porquinhos da Índia texel “auto-coloridos”, que têm algumas cores sólidas como preto, vermelho, bege, castanho, etc.

Eles também estão disponíveis em vários padrões, e diferentes misturas de cores como um corpo branco com uma mistura de cor marrom ou mesmo branco com um padrão preto no corpo, etc. Estes também são conhecidos como porquinhos da Índia “não-ego”.

Personalidade do porquinho da Índia texel

Tal como os humanos, todos os porquinhos da Índia têm um temperamento diferente. Pode ser um desafio dizer como cada porquinho da Índia irá comportar-se.

Mas em geral, o porquinhos da Índia texel têm a personalidade muito parecida ao porquinho da Índia peruano.

O porquinho da Índia texel é geralmente calmo e meigo. Embora eles sejam ativos e atrevidos, eles ainda gostam de ser segurados e gostam de brincar.

Eles adoram quando os prepara, e vai notar que ao contrário de outras raças eles vão desfrutar e ser muito paciente enquanto está escovando-os.

A personalidade do porquinho da Índia diz muito sobre a sua saúde e são sinais precoces de doença.

Se nota uma mudança súbita na personalidade do seu porquinho da Índia, é recomendado visitar um veterinário. Podem estar a sofrer de algumas doenças.

Cuidados com o porquinho da Índia texel

Os porquinhos da Índia texel têm uma aparência e personalidade únicas, que são amados por muitos donos de porquinhos da Índia. No entanto, se é a primeira vez que tem um porquinho da Índia, então o porquinho da Índia texel pode não ser a melhor escolha para si.

As necessidades de alimentação e habitat de um porquinho da Índia texel são as mesmas que outras raças. No entanto, eles precisam de alguma preparação especial, que pode ser um desafio para os novos proprietários.

Comecemos por analisar primeiro alguns dos requisitos essenciais e, em seguida, avançar com alguns requisitos especiais.

Dieta

As necessidades alimentares de um porquinho da Índia texel são as mesmas que outras raças de porquinhos da Índia.

A parte básica de sua dieta consiste em feno, que cobre 80%.

O restante 15% é preenchido por vegetais frescos e 5% por ração e fruta.

Também deve garantir que eles têm acesso a água fresca e limpa o tempo todo, enquanto as guloseimas são a parte opcional de sua dieta.

Feno

A dieta básica de qualquer porquinho da Índia consiste em 80% de feno. Embora existam diferentes tipos de feno disponíveis no mercado, o feno mais preferido para o porquinho da Índia deve ser o feno timothy.

O feno timothy contém uma quantidade decente de fibra e uma quantidade mínima de cálcio, o que é melhor para o porquinho da Índia.

Embora o feno de alfafa também esteja disponível no mercado, não sirva este feno ao porquinho da Índia já maduro.

Este feno têm alto teor de cálcio, o que pode levar a pedras na bexiga e lodo. Embora possamos servir feno de alfafa a porquinhos da Índia jovens, eles precisam de cálcio extra na fase inicial de crescimento.

Se está procurando feno de boa qualidade para o seu porquinho da Índia, deve definitivamente verificar o nosso artigo: Feno Para Porquinho da Índia

Vegetais

Os vegetais frescos são uma parte crucial da dieta do porquinho da Índia. Eles precisam de vegetais frescos para fornecer vitaminas e minerais essenciais, que o feno, por si só, não pode fornecer.

Precisa de servir uma mistura de 5-6 vegetais diferentes diariamente para alcançar um equilíbrio em sua dieta. A quantidade de serviço não deve ser superior a 1 chávena por dia. Tente fazer uma mistura que é baixa em cálcio e alta em vitamina C.

A vitamina C é a parte mais crucial da dieta do porquinho da Índia. Salsa, couve, espinafre, chicória, alface românica, pimento verde, couve de bruxelas, etc. são alguns vegetais que são ricos em vitamina C.

Pode misturá-lo com alface, pepino, curgete, cenoura, tomate, etc.

Por favor, certifique-se de que todos os vegetais que serve são adequadamente lavados para que quaisquer produtos químicos tóxicos ligados a eles sejam removidos. Além disso, certifique-se de preparar a comida adequadamente antes de servir.

Nota: Se está introduzindo novos vegetais, deve fazê-lo muito lentamente. Os porquinhos da Índia têm um sistema digestivo sensível, e qualquer alteração significativa na sua dieta pode desequilibrá-lo.

Ração

A ração é uma grande adição à dieta do seu porquinho da Índia, especialmente quando tem um porquinho da Índia exigente quando se trata de vegetais.

Se o seu porquinho da Índia não gosta de vegetais com  grande quantidade de vitamina C, então deve dar ração enriquecida com vitamina C como alternativa.

Uma boa ração própria para porquinhos da Índia contêm todos os nutrientes essenciais, desde a fibra às vitaminas, etc.

Deve servir 10 a 20 gramas de ração todos os dias para seus porquinhos da Índia.

Nota: A ração não substitui o feno e vegetais frescos.

Guloseimas

As guloseimas são também uma parte essencial da dieta dos porquinhos da Índia. Pode servir os seus porquinhos da Índia com uma vez por semana.

O principal objetivo é trazer alguma mudança de gosto na dieta. Existem várias opções de disponíveis para os porquinhos da Índia, desde frutas frescas como uvas, maçãs, laranjas, morangos, kiwis, etc., ou as vendidas comercialmente.

Tente experimentar um pouco para descobrir o que o seu porquinho da Índia gosta mais. As guloseimas também são úteis para treinar os porquinhos da Índia.

Pode treinar o seu porquinho ou até mesmo ensinar-lhes truques usando as guloseimas como recompensa.

Nota: Não deve servir guloseimas com frequência. Uma vez por semana é geralmente recomendado. Lembre-se de servir apenas uma pequena quantidade pois a superalimentação de guloseimas pode levar a problemas de saúde como diabetes, obesidade, etc.

Água

O seu porquinho da Índia deve ter um bebedouro ou uma tigela cheia de água fresca e limpa em todos os momentos.

Os porquinhos da Índia estão activos durante todo o dia e noite, e comem e bebem a toda a hora. Então, certifique-se de encher o bebedouro ou tigela pelo menos duas vezes por dia.

Em média, um porquinho pode beber entre 50 ml e 300 ml de água todos os dias. O consumo dependerá do estado do tempo, da dieta e de muitos outros fatores.

Certifique – se sempre de usar um bebedouro à prova de fugas de boa qualidade ou uma tigela que não seja facilmente derrubada.

Gaiola

O porquinho da Índia texel precisa de uma gaiola grande de, pelo menos, 100 cm de comprimento, colocada numa área bem ventilada. Devemos colocar a gaiola em uma área com uma temperatura estável que varia de 18 a 24 graus célsius.

Os porquinhos da Índia texel precisam de uma gaiola razoavelmente grande com uma área dedicada à comida e água e uma área para brincar.

Devido aos seus longos pelos encaracolados, as partículas de comida podem ficar presas no pelo, tornando-os sujos e tornando o aliciamento bastante complicado.

Ter uma gaiola maior dá-lhes mais espaço para brincar, e assim, tanto a gaiola como os porquinhos da Índia ficam menos sujos. Também torna a manutenção uma tarefa fácil.

Roupa de cama

A roupa de cama é uma escolha crucial a fazer quando se trata de porquinhos da Índia texel. Ter lã como cama pode ajudar um pouco se um porquinho da Índia texel. Cama de lã é muito fácil de limpar e manter.

Cama de lã de boa qualidade são super absorventes e sem odor, o que é sempre bom para porquinhos da Índia.

Tigelas de comida

Tigelas de comida e um compartimento de feno também são cruciais para um porquinho da Índia texel. Ter uma tigela de comida de boa qualidade que não é facilmente derrubado ajuda a manter a gaiola limpa.

Os compartimentos de feno também são uma grande adição, pois ajuda a manter a gaiola mais limpa em vez de o feno estar espalhado pela gaiola.

Bebedouro

Os bebedouros são uma parte essencial da gaiola. Os porquinhos da Índia precisam de ter acesso a água fresca e limpa o tempo todo.

Então, ter um bebedouro de boa qualidade em sua gaiola é essencial. Certifique-se que o bebedouro de água não vaza água para a gaiola.

Esconderijos e brinquedos

Os porquinhos da Índia são animais activos, e devíamos adicionar alguns brinquedos à sua gaiola para os manter ocupados. Fornecer brinquedos para mastigar de boa qualidade, túneis, redes, etc, mantém o seu porquinho da Índia ocupado e activo.

Se o seu porquinho da Índia está aborrecido, vai reparar que estão a morder as grades da gaiola. Se eles estão fazendo isso, isso significa que eles precisam de alguma estimulação física e mental, e adicionar alguns brinquedos é uma ótima maneira de fazer isso.

Os espaços para eles se esconderem também são obrigatórios em qualquer habitat de porquinhos da Índia. Os porquinhos da Índia precisam de algum lugar para se esconder ou mascarar para se sentirem seguros.

Ter algum espaço para se esconderem também os ajuda a fazer uma boa sesta, o que é bom para a sua saúde.

Higiene do porquinho da Índia texel

A higiene do porquinho da Índia texel vem com um pouco de desafio. Os porquinhos da Índia texel têm estes longos pelos encaracolados, o que é um pouco difícil de escovar.

Embora o pelo seja macio e brilhante, ele acumula alguns detritos nele, incluindo o feno e o cocó, o que o torna um desafio.

Escovar

Os porquinhos da Índia texel precisam de ser escovados diariamente para manter os seus longos pelos encaracolados livres de sujidade.

O processo de escovação pode levar ainda mais tempo durante a primavera e início do verão, quando eles perdem mais pelos.

Lembra-se sempre de escovar o seu porquinho da Índia com uma escova de cerdas macia. Além disso, certifique-se de escovar na direção do pelo para evitar magoar o seu porquinho.

Corte do pelo

Cortar o pelo também é um aspecto importante a considerar se tem um porquinho da Índia texel.

A taxa de crescimento do pelo é muito rápida, então definitivamente deve considerar cortar seu pelo a cada 3 meses. O pelo à volta das patas e o ânus ou a glândula gordurosa precisa de ser recortados com frequência.

Se notar que os pelos estão muito crescidos, considere cortá-los para evitar a acumulação de detritos no pelo. Pode pulverizar um pouco de água morna, segurar seu porquinho da Ínida firmemente e cortar o pelo necessário usando uma tesoura afiada.

Corte de unhas

Cortar as unhas dos porquinhos da Índia é algo que não se pode ignorar. As unhas do porquinho crescem rapidamente e precisam de ser aparadas todos os meses.

Se não forem aparadas a tempo, podem crescer e enrolar-se, magoar o dedo do pé do porquinho, causando dor e dificuldade em andar.

Podes usar um corta-unhas comum. Se acabar aparando muito fundo e magoar o seu porquinho da Índia por engano e ele começar a sangrar, então pode fazer pressão com uma toalha para parar a hemorragia.

Uma dica: Se segurar um porquinho da Índia, por exemplo embrulhando-o em uma toalha e colocar suas patas acima de uma lanterna. Será capaz de ver através das unhas e veias. Basta ter cuidado e usar um bom corta unhas para não cortar junto as veias.

Limpeza da glândula de gordura

As glândulas de gordura são glândulas que secretam uma substância gordurosa que os porquinhos da Índia usam para escorar e marcar. Se o seu porquinho da Índia tem uma glândula de gordura activa, precisa de cuidados regulares.

Se não limpar a glândula de gordura do seu porquinho da Índia texel regularmente, o pelo longo em torno da área será duro e pegajoso, que vai deitar cheiro.

É recomendado limpar a glândula de gordura do seu porquinho pelo menos uma vez a cada mês. Limpar a glândula de gordura é muito simples.

Banho

Banhar o seu porquinho da Índia texel também é uma parte essencial para a higiene pois os porquinhos da Índia de pelo longo tendem a ficar mais sujos do que os de pelo curto, eles precisam de um banho todos os meses.

O pelo deles pode transportar muitas fezes e detritos à volta da jaula, o que torna a pele e o pelo sujos muito depressa. Assim, limpar a sujidade e os detritos com um banho rápido e refrescante é crucial.

Banhem o vosso porquinho da Índia numa banheira pequena com água morna ou uma pequena bacia. Basta encher a banheira ou a bacia até a água chegar ao estômago deles e, em seguida, cuidadosamente colocar o porquinho da Índia. Também pode usar champô para roedores ou para animais de baixo porte.

Pode então usar algumas toalhas e secadores de cabelo para secá-los antes que eles possam voltar para sua jaula.

O porquinho da Índia texel perde pelo?

Sim, porquinho da Índia perde pelo. Na verdade, a quantidade de perda é média. Eles tendem a perder mais pelo durante a primavera e início do verão para preparar seu pelo para o tempo quente.

PorquinhoDaIndia.pt

Olá e bem-vindo ao blog! Eu sou apaixonado por animais de estimação e porquinhos da Índia são um deles. O website porquinhodaindia.pt é um recurso definitivo para todos os amantes de porquinhos da Índia que são apaixonados por aprender tudo sobre seus porquinhos para lhes proporcionar uma vida que merecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conteúdo Recente